Aprenda a respirar do jeito certo para melhorar a performance nos treinos

Saber controlar inspiração e expiração evita que você sinta aquela dor característica na barriga

Você alguma vez já sentiu que chegou ao seu máximo em um exercício, e que não tinha como melhorar de jeito nenhum? Pois saiba que o segredo para evoluir em qualquer prática pode estar nos pequenos detalhes, como a respiração. E não é só porque a gente inspira e expira naturalmente que faz do jeito certo, viu? “O corpo humano depende de combustíveis essenciais. O ar que entra nos pulmões e ventila todo o organismo é um deles. E se você realiza de forma errada, acaba tendo um desempenho motor ruim”, explica o ex-atleta olímpico Robson Caetano, embaixador do Viva a Longevidade, do Grupo Bradesco Seguros.

É um ciclo: o primeiro passo para uma respiração mais consciente e ritmada vem da atividade física. E o ato de puxar oxigênio e soltar gás carbônico da forma correta, por outro lado, aprimora o funcionamento dos órgãos responsáveis, o pulmão e o diafragma. Não é à toa, então, que atletas profissionais prestam muita atenção nisso. “Dá para notar. Pessoas que não fazem esportes tendem a respirar de maneira mais pesada e num ritmo descompassado. Já profissionais entendem a importância de realizar uma respiração coordenada, até para não sofrer com a arritmia cardíaca”, explica Robson Caetano. Mas então, como melhorar? O ex-atleta olímpico explica:

Evite usar a boca

Às vezes, a malhação fica tão pesada que o instinto natural de muita gente é o de puxar o ar com toda força, geralmente pela boca. E aí, surge aquela dor um pouco abaixo do estômago. “O incômodo acomete o baço, e uma de suas causas é sim a respiração descompassada”, diz Robson Caetano. Por mais que seja difícil, tente manter a calma, inspirar pelo nariz e soltar pela boca.

Estímulos diferentes, respirações diferentes

O ideal é trabalhar com a respiração de modo que ela auxilie o movimento do corpo, e não o atrapalhe. E isso varia de acordo com a atividade que você está fazendo. Treinos aeróbicos, por exemplo “exigem um respirar mais cadenciado e ritmado, assim você consegue vencer distâncias a serem percorridas mais tranquilamente”, explica o ex-atleta olímpico.

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